quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Exílio de Lisboa, 06 de Agosto de 2008

Photobucket

Meus caros e desgraçados políticos guineenses,

Esta crónica é para vocês, embora seja lida por todos. Não lhe chamo ‘carta aberta’ porque não é uma carta, é um texto personalizado tornado público. Não nos conhecemos, quer dizer, nunca participei em nada que tivesse, directa ou indirectamente, a ver convosco. Nunca me pediram nada nem eu a vocês (embora, só para dar um exemplo, o ministério do Turismo me deva qualquer coisa como 1000 euros...).
Limito-me, como poucos guineenses, a observar o que (não) fazem e, de vez em quando, a escrever sobre as vossas façanhas enquanto primeiro-ministro, ou ministro ou ainda secretário de Estado desta ou daquela espelunca.
Vocês estarão bem da cabeça? Quer-se dizer, vocês raciocinam com a caixa toda? Acaso serão infiltrados entre nós, apenas para nos dar má fama ou nos fazer mal? Será que perceberam ou é preciso que explique direitinho, ilustrando tudo com bonecos para perceberem melhor? São toscos ou fazem-se? São uns tontinhos ou não pescam mesmo nada disto?
Eu era capaz de vos insultar durante horas a fio, e mal recuperasse um pouco de ar voltaria à carga para outro período idêntico de insultos. E tudo com redobrado prazer. Havia de me faltar o vocabulário antes do fôlego, mesmo que chegasse ao extremo de vos mandar à merda e pedir que não voltem.

P.S. - Caro Primeiro-Ministro, Engº. Carlos Correia: dou-lhe um conselho, que vale tanto como os outros: Se somos mesmo, como se diz por aí, a «terra dos mil rios», então chegou a sua oportunidade: dance na água. Faça das fraquezas forças. Se você é um chefe, tem agora (e uma vez mais) a oportunidade de o demonstrar. Eles, os que agora se calam, não prestam para nada e vão tentar demonstrá-lo. Mas isso você já sabia. Eu continuo a acreditar que você é um homem decente, mas talvez seja essa a sua vulnerabilidade. Como sabe, os canalhas safam-se sempre. Faça um favor ao País: não deixe que os canalhas se safem. AAS