quinta-feira, 2 de abril de 2009

"A corrupção, o egoísmo, a obsessão pelo poder"

"Tóny

Quero antes de mais endereçar-te um abraço saudoso, daquele que chamavas de primo e não sabe se ainda te recordas... ora vê lá: Daniel, da S.... Ah, ok!

Quero enaltecer a tua coragem ímpar em chamar e apelidar as coisas pelos seus próprios nomes; quero alertar-te pela tua integridade física que poderá estar muito ameaçada, e tens que redobrar-te em cuidados.

É com muita tristeza e revolta que tenho seguido - desde o ano de 1997, quando deixei o meu País para viver com a família em Portugal - imensas notícias e imagens deste meu País, que outrora foi considerado um paraíso da sub-região africana, pela negativa.

Corrupção, egoísmos, a obsessão pelo poder e o tráfico de drogas; independentemente das mortes de amigos e desconhecidos meus, abatidos no conflito de 1998/99, que vai engrossar as outras muitas havidas desde o simulacro da intentona de 1986, que resultou no fuzilamento de Viriato Pã, Paulo Correia, João da Silva, Pedro Ramos, Braima Bangurá entre outros, isto apesar do apelo de toda a comunidade internacional.

Deus queira, e com a maior urgência possível, que Portugal consiga, em aliança com a CPLP e a CEDEAO um contingente das Nações Unidas, a fim da reposição da nossa soberania e deixar o povo viver em paz.

A primeira coisa a fazer de facto é o desarmamento total e inequívoco das forças armadas (adversas à tranquilidade). Fazer regressar aos quartéis apenas aqueles que tenham consciência do seu papel de defender a integridade territorial e não semear o caos quando lhes der na gana.

A segunda, é um combate exaustivo ao tráfico de drogas, começando pelo índice de sinais exteriores de riqueza. Essa pessoas terão que declarar onde e como conseguiram toda essa riqueza, junto do Tribunal de Contas.

Eu trabalhei a minha vida toda, em campanhas e outras actividades comerciais e nunca fiquei rico. Acho que sem interrupções, as coisas vão ao lugar. Devagar mas lá chegaremos.

O Francisco Fadul está assim nesse estado por dizer as verdades, que não agradaram, mas não podemos agradar a gregos e troianos. Quando ouvi a entrevista dele na RDP-África, fiquei à espera desta retaliação.

Aquele abraço,

D.
"

NOTA: Meu caro: por aqui andamos, enfrentado batalhões e canhões! Um fraterno abraço. Aly