domingo, 25 de julho de 2010

Nenhuma doença foi curada sem um bom diagnôstico, ninguém nunca passou sobre uma ponte que nunca foi construída

"Olá Aly Silva,

Parabéns pela tua convicção, coragem e determinação. Em suma, pelo teu profundo senso patriótico.

Certamente que nos cruzamos na Guiné durante as minhas viagens de trabalho e prospecção cultural, sem saber quem tu "eras" - as minhas desculpas. Isto confirma bem que a ignorância é um dos inimigos do homem.

Apesar de musicalmente silencioso, pois desde a saída do meu último album Simbioses em 2004, nada mais fiz. Quero com este gesto manifestar-te não só o meu apoio, mas também dizer-te que contigo venho dar a minha contribuição militante, pelo, e para o encorajamento e o reconforto dos nossos compatriotas.

Como tenho dito: a formação e o diploma, são instrumentos necessários, mas insuficientes, se com eles não estão: a prática embebida de convicção própria, da perseverança e do sentido de responsabilidade que cada um de nós tem, face ao favor que a nossa nascença nas terras da Guiné-Bissau nos fez, e se com eles também não está, a noção da responsabilidade que envolve um título, face ao potencial do nosso país.

Também costumo dizer ainda que: um título é uma função, e não um simples objecto de decoração. Para além do seu valor jurídico, um título é para mim, um veiculo a motor com capacidades e potencias incomensuráveis. Tudo depende do seu piloto. Infelizmente na nossa querida e infinitamente amada, mas tão martirizada Guiné-Bissau, demos títulos à individuos que nunca incarnaram a problemática digna e merecida do Povo guineense.

Até aqui, todos têem pautado exclusivamente, no capital monetário e financeiro, deixando completamente nas valas, o capital e o valor incontestável que é a CULTURA. Ora, o que tu tens estado a fazer, e que está dando coragem e esperanças aos nossos irmãos, é, simplesmente, a meu ver, uma das disciplinas da CULTURA.

Caro Aly Silva! Tudo o que acima disse, pode parecer vago e talvez mesmo, como uma pretenção teórica. Estamos longe de tudo isso. Mas neste primeiro contacto, a ética nos é imposta. Ofereço-te assim, toda a minha amizade e disponibilidade para que, com outros guineenses que como tu, labutam para o crescimento harmonioso da Guiné-Bissau, partindo da sua "coluna vertebral" a CULTURA, façamos caminho juntos.

Nenhuma doença foi curada sem um bom diagnôstico, ninguém nunca passou sobre uma ponte que nunca foi construída. Este é o paradoxo ridículo no qual os nossos sucessivos dirigentes se inscrevem obstinadamente, apesar dos repetidos insucessos.

Sem mais, deixo-te estas palavras, esperando que te dêem mais oxigénio para a continuidade do combate, e toda a afeição do irmão e companheiro da luta cultural.
Sidónio Pais
Sidó de Capa Negra
"

Grande Sido, palavras para que? Falou o artista que o homem projectou! Amigo, que Deus te proteja e te dê a força que todos precisamos. Aly