quinta-feira, 15 de julho de 2010

Presidente da República, Deputados da Nação, Primeiro-Ministro: Eu, cidadão da República da Guiné-Bissau, fui raptado durante 4 horas na Gâmbia

No dia 11 do corrente, saí de Bissau com um destino na cabeça: Lisboa, Portugal - por terra. E no entanto nem 1000 quilómetros percorri. A principal culpada? A polícia de imigração e o próprio Governo da República da Gâmbia. Quem me humilhou pertence à mesma comunidade que eu pertenço: a CEDEAO.

Vou começar esta história do ínicio. Quando cheguei à fronteira em Amedalai, embirrei logo quando me pediram para pagar 1000 fcfa por um carimbo que mal se lê (havia lá um casal guineense a assistir). Disse-lhes que não devia pagar nada porque pertencemos à mesma comunidade. E disse-lhes que há uma lei que devia ser respeitada e que nesse momento estava a ser violada: a lei sobre a livre circulação de pessoas e bens dentro dos países membros da CEDEAO. Ele respondeu: «Não quero saber nada disso! Se não queres pagar, volta para o teu País!», assim mesmo. Paguei, e ele olhou-me e disse: vou ter de escrever no seu passaporte. Eu respondi: não deve fazê-lo, ponha apenas o carimbo. Nada. Escreveu: «Permit to visit 24 hrs». Humilhado e espezinhado, confrontei-o à minha maneira: «Fico na Gâmbia uma semana, um mês, se quiser!». Go!, go!, e lá fui para o meu carro. Chaves, ignição....apito! «Abra a bagageira, se fizer o favor». Nada mau, pensei. Uma revista rápida e um boa viagem selaram aquele brevissímo encontro.

Mas o meu destino estava muito, mas muito mais adiante daquilo que eu mesmo supunha. Ou esperava.

Presidente da República, Deputados da Nação, Primeiro-Ministro:

Eu, António Aly Silva, cidadão de um único País deste mundo - a República da Guiné-Bissau -, fui raptado em plena via pública e durante escaldantes quatro horas, dentro das instalações do Porto da Gâmbia, em Banjul, capital da República da Gâmbia! E fui extorquido por duas pessoas (tenho os nomes e os números dos telefones deles).

Afinal, enquanto tudo aquilo acontecia a uma velocidade estonteante, um militar gambiano assistia à cena não de muito longe. Chegou mesmo a adverti-los. Ainda naquele vai-que-fica, tirei o telefone do bolso para tentar, junto de alguém, em Bissau, contar o que se estava a passar comigo, aproveitando para pedir que alertasse a nossa embaixada, em Banjul. «Se fazes uma chamada rebentamos contigo (o ‘udju di djambatuto’ estava com ele, mas apenas no pensamento, pois eu sei que ele estava era interessado no meu dinheiro – era um simples motorista do Porth Of The Gambia. Pareceu-me até simpático,e vi logo nele um grande fumador de haxixe oude marijuana. Ficou sempre comigo, ora orientando, ora desorientando-me, e contribuiu na roubalheira quando fui comprar o bilhete para o carro – venderam-mo a 5.200fcfa quando devia ser 3.200 fcfa, há um recibo para comprovar, acompanhou-me até à entrada no ferry, viu o acidente tal como o polícia de fronteira, autor de todo o meu drama, um cumpridor zeloso, ambicioso e a chorar por uma promoção, viu»

Pediram-me a chave do carro mas recusei - eu não estava nem detido, nem preso e, menos ainda, não era acusado de coisa nenhuma! Quando recusei entregar as chaves do carro começaram os empurrões, o puxar da camisola... mas desta vez o militar intrometeu-se, puxou-me para junto de si, e protegeu-me até a um gabinete já no interior das instalações do porto.

O militar foi o primeiro a falar: Falaram todo o tempo em língua mandinga, mas eu notei que ele estava a repugnar o acto que acabar de presenciar. Depois falou o chefe, também em mandinga, e o militar abandonou a sala. E o agente causador do meu drama, também. Dois minutos depois, regressou à sala e pousou na mesa do chefe duas latas de chumbos de pressão-de-ar. «Look this, sir» - gritou. Calmamente, fiz ver ao chefe que aquilo eram chumbos de espingarda de ar comprimido - para desporto, portanto. Ofereci-me para deixar os chumbos na imigração, mas devolveu-mos sem sequer pestanejar – era dos moderados, o chefe.

Mas eis que tudo dá uma reviravolta: entra o militar (aquele que me protegeu) e, agora numa atitude mais seca, pede-me as chaves do carro. Antes que pudesse dizer qualquer coisa, o chefe fala-lhe novamente em mandinga, e pede-me, educadamente, que lhe entregue as chaves do carro, o que fiz. Contaram-lhe, afinal, que «achavam que eu transportava drogas no meu carro».

Quatro horas depois, extorquiram-me 20.000 fcfa, mais 2.000 por dois carimbos horríveis, e ter-me-iam extorquido mais. Quando sentiram que eu estava a ganhar terreno, queria falar com o big boss, lá me guiaram por um canto alegando que me iam meter na fila dos carros do Governo para, assim, puder atravessar no próximo ferry!

Na jangada, foi aquilo que já sabem:

O meu carro foi o segundo a entrar no ferry, logo atrás de um carro do Governo da Gâmbia (na foto). Estaciono uns 20 cm atrás - ordens do arrumador. E sinto um baque e dou um salto dentro do carro: olho e não queria acreditar no que os meus lindos olhos viam: tinha a traseira do enorme Land Cruiser 'sentado' no capot do meu carro!!!

O condutor saiu calmamente - eu já estava aos gritos e aos berros, estava até capaz de o atirar borda fora, olhou para o disparate que acabara de fazer, e voltou a entrar no Land Cruiser e encaixou a primeira e saiu calmamente. De cima do capot do meu carro, bem entendido.

Eu, apenas queria a polícia. Mas qual polícia? Tenho um seguro CEDEAO (carta castanha, válido por 2 meses, que me custou mais de 25. 000 fcfa).

Se a Embaixada da Gâmbia ou o seu Governo não me pagar os prejuízos, então terá muito com que se preocupar daqui para a frente.

Senhores Deputados da Assembleia Nacional Popular: Eu, cidadão da República da Guiné-Bissau, peço a vossa ajuda.

Com consideração,
António Aly Silva

P.S. - A minha aventura com destino a Portugal termina aqui. Regresso a Bissau brevemente. Estou a recuperar das febres altas e das dores que tive desde o dia 11 - para além de ter perdido mais de 2 quilos. E, acreditem, o problema no porto de Banjul abalou-me psicologicamente. Sinto-me capaz de continuar mas gente amiga, algumas muito mais velhas, pediram-me que parasse por agora. De certeza que em Agosto estarei em Lisboa, Portugal, para abraçar os meus filhos. Abraço todos e cada um. AAS