quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Eu Hoje Recebi Flores

Hoje, é o Dia Mundial Contra a Violência Doméstica. Estava a ouvir a sessão da ANP através de uma estação de rádio.
E leram este poema - atribuído a um anónimo. Fui de propósito ao Parlamento, falei com a senhora Fatumata, que o leu. Encaminhou-me para a senhora Eugénia Saldanha, a quem ofereceu o poema. Pedi uma cópia com a intenção de o publicar no blog, homenagenado desta forma homens e mulheres vítimas da violência doméstica, embora o poema fosse dedicado às mulheres, embora haja homens que apanham das suas mulheres. Cá vai:

EU HOJE RECEBI FLORES

Julho

Eu hoje recebi flores
Mas não é o meu aniversário
Ou nenhum outro dia especial
Ontem à noite tivémos a nossa primeira discussão
Ele disse-me muitas coisas cruéis que me ofenderam muito
Mas sei que está arrependido e que não as disse a sério
Porque ele hoje me enviou flores
Não é o nosso aniversário ou nenhum outro dia especial


Agosto

Ontem ele atirou-me contra a parede e começou a estrangular-me
Parecia um pesadelo, mas dos pesadelos nós acordamos e descobrimos que não é real
Hoje acordei cheia de dores e com golpes por todos os lados
Mas eu sei que está arrependido
Porque ele hoje me enviou flores
E não é dia dos namorados ou nenhum outro dia especial


Setembro

Ontem à noite bateu-me e ameaçou matar-me
Nem a maquilhagem ou as mangas compridas poderiam ocultar os cortes e golpes que me causou desta vez
Não pude ir ao trabalho
Porque não queria que se apercebessem
Mas sei que está arrependido
Porque ele hoje me enviou flores
E não era dia das mães ou nenhum outro dia especial


Outubro

Ontem à noite voltou a bater-me, mas desta vez foi muito mais doloroso
Se conseguir deixá-lo, o que será de mim?
Como poderei sozinha manter os meus filhos?
O que me acontecerá quando faltar dinheiro para a subsistência? Tenho tanto medo
Dependo tanto dele, que tenho medo de o deixar
Mas sei que está arrependido
Porque ele hoje me enviou flores


Novembro

Hoje é um dia muito especial na minha vida: o dia do meu funeral
Ontem finalmente, ele conseguiu matar-me. Bateu-me até à morte
Se ao menos eu tivesse tido a coragem e força para o deixar
Se ao menos tivesse tido a coragem para pedir ajuda.


Anónimo