quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Gâmbia! A mensagem é clara: Pay!!!

Hoje, telefonei ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, Adelino Mano Queta: Queria que me recebesse no seu gabinete. "Aly, passa cá às 11.30h". E passei.

"Pontualidade alemã" - atirou o ministro, assim que abriu a porta e me viu sentado na sala de espera. Assim que vi o ministro, levantei-me e apertámos as mãos.

Expliquei-me sem engasgar. Adelino Mano Queta ouviu-me e disse-me então que assim que chegou o Secretário de Estado, Lassana Turé, pô-lo ao corrente do sucedido: que o Embaixador da Gâmbia esteve no MNE no dia do tirinho e coisa e tal. Queixinhas, é o que é. Mas não escapam.

E acrescentei que teríamos sérios problemas - eu e a Gâmbia, bem entendido.

"Aly, escreva ainda hoje uma carta, às 15.30 estarei no ministério e podes passar". E escrevi. E à hora combinada, estava o ministro a chegar ao seu ministério.

Falámos no passeio. Entreguei a carta e também a que escrevi ao embaixador da Gâmbia...em Setembro! - e a foto do acidente.

Recebeu o envelope, e eu agradeci. O ministro não prometeu "resolver" o problema mas tentar conseguir qualquer coisa. E para mim, qualquer coisa significa apenas isto: a Gâmbia tem de assumir as suas responsabilidades. AAS