sábado, 7 de janeiro de 2012

Venham mais cinco

Estou cansado. Acreditem. Hoje, estive a falar com um membro do Governo. Palmadinha no ombro, seguido de uma fricção. Foi sincero. Entre um gin com sumo natural de laranja (para mim) e um whisky 'on the rocks', falamos. "Aprendi muito com os suecos", dizia-me o meu amigo. E relatava, como se tivesse sido ontem, a experiência ganha com os nórdicos, dos poucos países que suportaram a nossa luta contra o colonialismo, mas que depois se puseram em debandada ainda a década de '90 não tinha entrado em cena. Alegaram o "imobilismo" como causa. Foi o suficiente. Entendi-os, e disse-o ao Larson.

Este País, acreditem, chega para todos nós. A questão, agora, é esta: queremos um Estado, ou um estado de espírito? Eu escolheria o Estado. Mas isso sou eu. Mas o espírito não deixaria... Dizia entao o governante: "sempre apreciei o teu trabalho. Lutas sozinho, e é isso que é formidável". Voltou a ser sincero. Eu sorria, meio envergonhado, meio alguém que é apanhado com as calças na mão.

Ontem, tive a oportunidade de apresentar a este meu amigo, membro deste Governo, uma pessoa que aqui veio em missão de solidariedade. O governante apertou-lhe a mão, e passou o seu número de telemóvel. "Ligue amanha que arranja-se um tempo". Que não - disse o interlocutor - vamos para o interior. "Então no sábado", retorquiu o governante.

Hoje, fiquei a saber que a audiência se concretizara. E esse meu amigo, já esta noite, confidenciou-me o quanto ficou surpreendido por ser uma mulher a comandar 14 pessoas. "Tem fibra, é uma senhora espectacular. Uma militante!". Fiquei satisfeito. Havia qualquer coisa de diferente nesse membro do Governo. Há que seguir o exemplo. Venham mais cinco, por favor. É urgente.

Estava cansado - dizia no inicio deste post. Mas não estou mais. Sinto que há qualquer coisa a mexer, se das cabecas dos homens, se da entranhas da terra, isso pouco importa. Tenho a sorte de ter nascido neste País. E de cada irmão meu ter nascido num canto singular desta terra: Gabu, Ilha Formosa e Bissau - para além deste vosso escriba, que desaguou no Quebo. Como este País encanta! AAS