quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulheres, cultivar a amizade fraterna

Mulheres da minha terra, mães de todos os guineenses, berço da vida humana na Guiné-Bissau, mães como nós preocupadas com a educação, formação moral dos filhos e seu desenvolvimento no futuro, estamos sempre juntas e unidas embora o destino tenha implantado esta distância entre nós, empurrando-me para muito longe da minha terra.

Resisto com os olhos postos no chão que nos viu nascer e havemos de voltar a viver todas juntas, cultivar a amizade fraterna e solidária que caracterizou a nossa conduta como mãe guineense, juntas ainda temos uma batalha para vencer trazendo de novo a Paz e confiança para o Povo da Guiné-Bissau.

Este dia tem um significado para nós todas, agora e nunca mais devemos voltar a permitir que os nossos destinos como Mulheres, sejam manipulados e explorados por aqueles que não reconhecem o nosso valor humano, social, como o garante do matrimónio e segurança afectiva da família no nosso País. Somos mulher, mãe, esposa, trabalhadora doméstica e profissional activa enquanto mulher na sociedade, somos a força maior associada a tudo de bom que temos na Guiné-Bissau, devemos estar unidas e ajudando em tudo o que estiver ao nosso alcance para impulsionar o nosso País, rumo ao progresso e desenvolvimento para todos. O tempo é de união pela pela Paz e progresso da nossa terra, vamos continuar a lutar até a vitória final, nunca cruzar os braços a não ser para regeitar tudo o que não concordamos ou que ponha em causa a nossa dignidade como Mulher.

Tenho um luto difícil que não me deixa tranquila há três anos, a mim e aos meus filhos, mataram o Nino Vieira, assassinato que muitos participaram e continuam à solta, como também há muitos camaradas que sabem e não dizem, há medo e desconfiança que há-de acabar ou parar de repetir-se no chão da Guiné-Bissau.

Hoje estou longe e nem sequer posso votar, mas se votasse votava Paz, Segurança e Tranquilidade para o meu Povo. Viva a Mulher Guineense, viva a Guiné-Bissau.
Obrigada.

Nazaré de Pina Vieira.