segunda-feira, 25 de junho de 2012

Gênese das Milicias Tribais, estudo do caso na Guiné-Bissau


"Prezado Aly,

Se o momento actual vivido na Guiné-Bissau, revelou-se de incerteza, insegurança, condenação e de repulsa em todas as esferas, com a confiscação das instituições do estado e da vontade popular no seu exercício de aprendizagem da democracia, algo desapercebido ainda perturba persistentemente a minha mente e, ainda talvez de muitos Guineenses. Embora presume-se que já estão conscientes ou desconfiados de algo comprometedor dos vínculos seculares da nossa coesão étnica, tribal e nacional, e que esse algo, se não for diagnosticado à nível nacional e esterilizado antecipadamente, poderá convergir tornar-se numa implosão de conflito de consequência incomensurável para o nosso país. Esse algo responde pelo nome de Milícias Tribais.
 
Enclausurados dentro das estruturas da nossas forças armadas, dispensados de quaisquer normas de recrutamento, que obviamente serve de filtro das aptidões académicas e barómetro de equilíbrio étnico,  elas [milícias] têm vindo a multiplicar-se numa proporção aritmética preocupante, e oriundos da era pôs-7 de Junho/1998.
 
São ainda jovens, varões vigorosos e ainda incircuncisos na sua maioria e, guineenses, obviamente! São sobrinhos de tios militares, que após constatarem a desestruturação das nossas forças armadas e de segurança, não fosse uma desestruturação programada dos tios, para depois tirarem proveito em engrossar e desproporcionar numérica e etnicamente este sector, e isso sim, como forma de perenizar as suas imposições.
 
Para a concepção deste plano, o acto formal de recrutamento é pura e simplesmente dispensado; o período de gestação destas milícias é de curta duração. O modus operandi, obedece ao simples facto tio fazer umas incursões rotineiras na tabanca, bem trajado com galões e botas, mas sempre acompanhado do apêndice [makharov ou AK47], gesto sobejamente suficiente para ser visível e apreciado pelos sobrinhos, familiares e populares de mesma afiliação étnica, onde ostentam e em jeito de «autoridade» e de matchundadi. Isso com maior ocorrência nas festividades e cerimonias tradicionais, onde até se vê alguns civis, que nunca puseram os pés dentro dum quartel, trajados de uniforme militar, depois de terem pedido emprestado ao tio oficial, fardas, botas e galões, talvez excepto o apêndice [makarov ou ak47] só para se exibir nestas cerimónias ou festividades.
 
O passo seguinte, seria o de esperar um pedido (in)formal dos familiares, caso não for, o próprio tio oficial formula o pedido, que é o de levar o sobrinho para Bissau. Uma vez chegado à Bissau, o sobrinho é «afectado» à uma unidade qualquer, na qualidade de menino de mandadu; de menino de mandado é «promovido» a ajudante de mecânico ou chauffeur; volvido algum tempo já enverga uniforme e passa a ser visto no volante a conduzir para o tio oficial. Pronto! Já temos uma milícia [analfabeto, incircunciso, não sabe falar o crioulo]. Português?! Figa canhota!!!
 
Mas o mais triste e preocupante para mim, e devia ser para todos nós Guineenses, é o papel que essas milícias desempenharam ainda o desempenham e, já num estado avançado de qualificação e aperfeiçoamento nos seus ofícios, ainda estão motivados a cometer mais actos de barbaridade.
 
Esses jovens milícias, deixaram os seus marcos em todos os eventos macabros da era pôs-7 de Junho/1998. Pois são eles os executores, os serial killers. E executam os seus ofícios com a mais pura naturalidade e maldade. São assassinos ávidos e na maioria das vezes a ferramenta mortal primária usada são as catanas e machados. Percebem e dominam o acto de dissecação anatómica.
 
E finda a missão de exercícios macabros de dissecação, são vistos como heróis nas suas tabancas de origem, seja durante visitas esporádicas, festividades ou cerimónias. São inúmeros dedos indicadores apontados pelos membros étnicos, sob forma de designar o executor de tal fulano. São cobertos de louvores e jactância. Expressões sussuradas como essas podem ser apercebida... É ele! macho, corajoso. Viu? Sabes quem é?! O que faz emergir nos outros jovens milícias um sentimento de disputa e, de protagonismo nos próximos actos de barbárie, onde até chega-se a verificar disputas no momento de indigitação dos serial killers. Quem é que vai? Sou eu. Não, da última foi você, e esta é a minha vez. Porque [o milícia em questão] sabe que louvores e jactância de matchundadi o esperam na sua tabanca natal.
 
É justamente essa a minha preocupação. E deve ser de todos nós. É urgente que se faça reforma no sector da defesa e segurança. E que se essas milícias sejam identificados, neutralizados e desarmados.
 
E assim preservarmos o nosso caldo de cultura étnico, tribal secular.
 
O que nos une é maior do que o que nos separa.
 
Nevabamon, S. Tcharty"