quinta-feira, 3 de setembro de 2015

GOLPE DE ESTADO/OPINIÃO AAS: Segundo mandato, o tanas!


O presidente da República José Mário Vaz, comprometeu seriamente o seu segundo mandato, e ninguém no seu perfeito juízo pode sequer atrever a pensar que o mandato em curso não pode ser interrompido...conhecendo o meu País, e não estando lelé da cuca, nem me atrevo!

A atitude do PR de demitir o Governo de Domingos Simões Pereira foi: impensável e intemporal; contra tudo e contra todos; enfim, uma atitude que só um repentino acto de loucura de que ninguém está a salvo pode justificar! Outra coisa não podia ser.

Hipotecar logo agora o desenvolvimento do País - depois de perto de 3 anos termos conhecido a ROUBALHEIRA do pessoal da 'transição' - nem lembraria ao diabo! O presidente da República tem de ser chamado à (ir)responsabilidade! Os guineenses nunca esquecerão essa traição, e, posso hoje meter as mãos no lume e garantir que não haverá um segundo mandato - nem em sonhos!

Como cidadão guineense, senti-me chocado - logo eu, um eterno e apaixonado pelo pessimismo quando o tema é a Guiné-Bissau. E, quando um conselheiro do PR me chamou, há cerca de duas semanas, por volta da meia-noite, para me dizer que "o JOMAV chorou ao ler o teu blogue", disse-lhe: "diz ao PR para me desculpar, mas eu fiquei chocado com a sua atitude!" E rematei energicamente: "O que é que vocês pretendem mesmo?!"

De falto, só uma tresloucada agenda (do presidente?, dos seus conselheiros?, de forças ocultas?) pode justificar aquela decisão dramática tomada nessa noite quente de agosto, completamente contra a corrente. Tanto o FMI, como o Banco Mundial, para não falar dos parceiros de desenvolvimento, estavam mais do que optimistas com os progressos alcançados em apenas um ano de governação.

Não há um único cidadão deste País, à parte os golpistas e os canalhas do costume, que esteja de acordo com a decisão de José Mário Vaz! E o PR bem precisa de andar com a centena de homens armados, pois conhece bem o chão que pisa. Nunca escrevi isto, mas é bom que os Guineenses saibam:

Foi preso, durante 15 dias, um militar afecto ao estado-maior general das FA: queriam à viva força 'acusá-lo' de subverter a constituição (um golpe de Estado, portanto...) Foi preso uma semana, depois internado, e voltou a conhecer as celas. Eu falei com a pessoa em causa. "Fui raptado, levaram-me a 5 quilómetros da fronteira com a Guiné-Conacry..." O caso foi entregue ao seu advogado e o militar pensa mesmo em pedir a desmobilização das forças armadas.

Guineenses,

Esta atitude do Presidente da República poderá mesmo conduzir o País para um novo golpe de Estado militar. Não que o deseje, longe disso. Os pedidos de protecção - primeiro ao Senegal, que foi liminarmente recusado, e depois ao Burkina Faso - mostram que o presidente não confia mesmo nada nas suas forças armadas (alguém confiaria mesmo?!). E é precisamente aqui que reside o perigo.

Depois não digam que não avisei. António Aly Silva